População iraniana comparece em peso para eleição

Fonte: Wikinotícias

12 de junho de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Às 8h (00h:30min de Brasília) foram abertos os colégios eleitorais do Irã. Até o meio-dia (04h:30min de Brasília) mais de cinco milhões de pessoas haviam comparecido às urnas, fazendo desta uma das mais acirradas eleições presidenciais do país. Depois de um debate ocorrido na televisão local, o interesse dos iranianos pela votação aumentou significativamente.

O número de jovens — no Irã vota-se a partir dos 18 anos — e de mulheres dispostos a votar impressionou às comunidades iranianas e internacional. Esses grupos tendem a escolher o candidato moderado Mir-Hossein Mousavi, que recebe maior apoio da zona urbana. Já o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad é o preferido dos menos favorecidos, tanto do meio urbano, quanto do rural. Mehdi Karroubi (reformista) e Mohsen Razaee (conservador) completam o quadro da disputa eleitoral. O tema reconte dos quatro é economia, dando enfoque à queda do preço do petróleo, à inflação e ao desemprego.

O resultado da eleição será divulgado 24 horas após o termino das votações à meia-noite (16h:30min de Brasília). Dependendo de uma inopinada derrota de Ahmadinejad, a relação tempestuosa do Irã com os Estados Unidos e Israel pode sofrer mudanças.

Fontes