Entrevista com Vizinho do Jefferson

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre Escândalo do mensalão.

12 de janeiro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Wikinotícias entrevistou este mês o brasileiro Ricardo Serran Lobo, mais conhecido no Brasil como "Vizinho do Jefferson".

Lobo começou há alguns meses a escrever um blog a respeito do seu famoso vizinho: o então deputado Roberto Jefferson, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e líder do partido na Câmara dos Deputados. Lobo mora próximo às residências de parlamentares do Congresso Nacional, e do (ex) deputado Roberto Jefferson, cassado em setembro do ano passado.

Jefferson tornou-se uma figura bastante conhecida depois que denunciou a existência de um gigantesco esquema de corrupção, o chamado mensalão, que supostamente envolveria a compra de deputados por parte do partido do Governo brasileiro.

Criado por Lobo, o Blog do "Vizinho do Jefferson" rapidamente tornou-se muito popular entre os brasileiros, porque descrevia a rotina diária de Roberto Jefferson, ao mesmo tempo que trazia outras informações sobre política e notícias sobre o escândalo.

O blog fornece uma descrição particular do que acontece em Brasília: o centro da política brasileira, ou (como diz Lobo em seu blog): o "olho do furacão", desde que estourou o escândalo.

O blog do Vizinho procura ser informativo e bem humorado, uma característica comum dos brasileiros. Ele é um exemplo de jornalismo participativo e mostra que mesmo indivíduos comuns podem competir com a imprensa profissional.

Em 2005, o Blog do Vizinho do Jefferson ficou em terceiro lugar no concurso Best of Blogs, realizado pela Deutsche Welle International. O autor do blog já concedeu entrevistas para importantes jornais do Brasil. Agora, é a vez de os leitores de Wikinotícias terem a oportunidade de saber um pouco sobre o Vizinho.

A entrevista

A entrevista foi feita no canal internacional do Wikinews (IRC) em 12 de janeiro de 2006. Algumas questões foram levantas pelos leitores e participantes do projeto dias antes da entrevista. Outras perguntas foram feitas durante a conversa pelo IRC.

As perguntas feitas para o entrevistado e suas respostas foram todas feitas em português. As perguntas feitas em inglês foram traduzidas pelos moderadores, assim como as respostas, durante a entrevista.

Participaram e acompanharam a entrevista pelo IRC cerca de 20 pessoas. Estima-se que houve representantes de todos os continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania.

Perguntas pessoais

Wikinotícias: Nosso entrevistado é o brasileiro Ricado Serran Lobo. Ele é mais conhecido pelo nome de "Vizinho do Jefferson" (VJ), devido a um weblog pessoal sobre política, o qual tornou-se bastante popular durante a crise do mensalão no Brasil.
Vizinho do Jefferson: Boa tarde! Meu nome é Ricardo, sou publicitário e professor de webwriting e palestrante sobre a Era da Informação e Comunicação Digital, 44 anos.
Wikinotícias: Vossa Senhoria é natural de Brasília?
Vizinho do Jefferson: Não. Sou paulista e catarinense de coração.
Wikinotícias: Há quanto tempo vive em Brasília?
Vizinho do Jefferson: Moro há cinco anos em Brasília. Todos eles vizinho do ex-deputado Roberto Jefferson.

O Blog do Vizinho

Wikinotícias: Qual era o seu objectivo ao criar o blog Vizinho do Jefferson?
Vizinho do Jefferson: O blog nasceu sem objetivo na realidade. Foi uma brincadeira com uma amiga da época da faculdade e com minha prima. Elas sabiam que eu morava ao lado do deputado [Roberto Jefferson] e me perguntavam diariamente sobre os jornalistas que ficavam de plantão na porta do prédio dele. Então, comecei com o blog, mais como um making of da cobertura jornalística, narrando a confusão e alterações da rotina causada pelos jornalistas que ficavam embaixo da minha janela, esperando algum acontecimento.
Wikinotícias: Esta é a sua primeira entrevista internacional? Quais jornais ou revistas já o procuraram?
Vizinho do Jefferson: Na realidade essa é a segunda entrevista internacional. No inicío do blog, o Bloomberg Channel de Nova Iorque me entrevistou também. No Brasil eu fui entrevistado pelos principais veículos de comunicação. Só a TV Globo não me entrevistou, devido às denúncias que fiz contra ela: os empréstimos de 2,8 bilhões de reais do BNDES e a manipulação diária da informação que ela pratica.
Wikinotícias: Vossa Senhoria esperava que seu blog ficasse tão famoso?
Vizinho do Jefferson: Não esperava fama. Aliás eu não esperava nada. Dei i muita risada com toda a repercussão que o blog teve, mas o principal, ao meu ver, foi a mudança de comportamento dos atores da crise causada pelo blog. Tanto por parte da mídia, como por parte dos parlamentares.
Wikinotícias: Vossa Senhoria recebe muitos e-mails?
Vizinho do Jefferson: Já recebi muitos, uma média de 300 e-mails por dia no auge da crise e do blog. Em julho, eu só conseguia dormir 3 horas por noite. Eu respondia todos. Hoje em dia está na média de 20 e-mails por dia. Adoro isso. (risos)

Jornalismo

Wikinotícias: Já ouviu falar sobre jornalismo participativo em português?
Vizinho do Jefferson: Não. Essa prática não é comum no meu país. O blog "Vizinho do Jefferson" abriu uma tremenda discussão sobre esse tema, já que a profissão de jornalista é reservada para quem tem o diploma de jornalista. O primeiro veículo não oficial e fora da lei a trabalhar oficialmente com o jornalismo participativo foi o meu blog. É chamado de imprensa independente por aqui.
Wikinotícias: Há algum risco em trabalhar como "imprensa independente" visto que Vossa Senhoria não dispõe de um diploma de jornalista?
Vizinho do Jefferson: Sim, o sindicato poderá me processar a qualquer instante. Porém eu não estou tirando o posto de trabalho de nenhum profissional. Só para o conhecimento de vocês, eu regularmente dou meu workshop de webwriting, arquitetura da informação e produção de conteúdos digitais para o sindicato de Brasília. Já foram mais de 12 turmas.
Wikinotícias: Vossa Senhoria mencionou algumas reações provocadas pelo blog. Poderia citar alguma?
Vizinho do Jefferson: Sobre esse tema, gostaria de dizer também que a elite do jornalismo brasileiro gosta do meu trabalho e acha-o de fundamental importância. São os jornalistas menores só os que me criticam e tentam atrapalhar meu trabalho.
Wikinotícias: Já leu a cobertura do Wikinotícias sobre o escândalo? O que acha dela?
Vizinho do Jefferson: Infelizmente não. Me desculpem, mas eu fico 24 horas por dia em cima do blog, captando e checando as informações, outras matérias são as investigativas.
Wikinotícias: Vossa Senhoria está convidada a acompanhar a cobertura da crise feita pelo Wikinotícias. Já foram escritas várias reportagens.
Wikinotícias: Vossa Senhoria acha que a internet mudou de alguma maneira o relacionamento do povo brasileiro com a imprensa?
Vizinho do Jefferson: Sim, com certeza. O blog "Vizinho do Jefferson" trouxe muitos leitores para o jornalismo digital. Todos queriam saber o que era blog e o que era o blog do Vizinho, já que a divulgação dele na mídia tradicional foi grande. Hoje em dia é comum as pessoas só lerem os blogs políticos, e mais nada. Surgiram vários blogs depois do VJ, quase todos os importantes jornalistas do país tem o seu blog hoje em dia; mas eles ainda estão a caminho.
Wikinotícias: Vossa Senhoria acha que simpatizantes do Partido dos Trabalhadores tomaram conta das redações dos jornais e revistas do Brasil?
Vizinho do Jefferson: Muito boa pergunta. Sim. Durante o tempo em que o partido era oposição. Hoje em dia, os jornalistas petistas estão um pouco perdidos e sem conseguir falar muito mal das loucuras do governo Lula.
Wikinotícias: A imprensa brasileira cobre o escândalo com bastante detalhe. Ela conseguiu se redimir?
Vizinho do Jefferson: Mas aí entra a influência do blog VJ na imprensa. Como deixar de escrever se há outro falando sobre o tema?

Política

Wikinotícias: Vossa Senhoria participa de algum partido político ou tem alguma visão política definida? Como isso influencia seu trabalho?
Vizinho do Jefferson: Sim, eu sou do Partido Verde. Não influencia o meu trabalho, ao contrário, o meu trabalho foi que influenciou minha vida política.
Wikinotícias: Vossa Senhoria já disputou algum cargo político?
Vizinho do Jefferson: O presidente nacional do partido me pediu para ser candidato a deputado federal nas próximas eleições. Eu estive com a executiva nacional do partido verde este ano, antes do blog, pedindo a moratória na exploração de madeira. Sempre fui um ambientalista atuante.
Wikinotícias: Os políticos brasileiros estão mais corruptos agora do que antes?
Vizinho do Jefferson: Acho que são menos discretos. Política e corrupção andam de mãos dadas em qualquer país do mundo. Há muito interesse em jogo em qualquer parte do planeta.

O escândalo

Wikinotícias: Escândalos políticos como este já aconteceram antes no Brasil?
Vizinho do Jefferson: Não com essa proporção. O volume de dinheiro envolvido nessa crise é enorme. O problema é que os 3 poderes brasileiros: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário ficaram expostos à população. Todos os Ministérios tiveram problemas de ineficiência e o partido do governo, que sempre levantou a bandeira da moral e da ética, foi literalmente pego com dólares na cueca. (risos)
Wikinotícias: Até onde vai a corrupção? Ela (a crise) ainda continua?
Vizinho do Jefferson: A crise continua sim, ainda tem muita coisa a ser esclarecida. A maior dúvida na crise era se o Lula sabia. Sim, ele sabia da existência da compra de parlamentares por parte do governo no esquema chamado de mensalão.
Wikinotícias: O mensalão continua?
Vizinho do Jefferson: Não da forma como era praticado, mas eu acredito que exista ainda. A eleição do Aldo para a presidência da Câmara foi um exemplo disso.
Wikinotícias: Vossa Senhoria acha que Lula sabia sobre o mensalão?
Vizinho do Jefferson: Com certeza ele sabia e faz parte do comando de criação do esquema. Senão ele vai para a história como o mais ignorante dos presidentes brasileiros.
Wikinotícias: Qual seria o papel do ex-ministro e deputado José Dirceu, na sua opinião?
Vizinho do Jefferson: Operador, chefe do governo e de suas estratégias. Ele e o Lula montaram todo o esquema do mensalão. Ele, o Hugo Chávez, o Lula e o Fidel Castro montaram um esquema para transformar a América do Sul em um grande continente da esquerda mundial. O primeiro passo era o Lula no Brasil, depois o Evo Morales na Bolívia, e assim por diante. O José Dirceu era a seqüência disso.
Wikinotícias: Vossa Senhoria acredita que vai "acabar em pizza" (expressão usada no Brasil que significa que uma investigação terminou de forma inconclusiva e ninguém foi punido) ?
Vizinho do Jefferson: Na realidade são várias pizzas. Uma já foi servida: a investigação da CPMI do mensalão. Outras estão tentando servir ainda. Mas acho que não vai dar em nada. Eles, os políticos, são muito corporativistas.
Vizinho do Jefferson: Eles [deputados] sabem que estão com os dias contados, principalmente os das grandes cidades. Quanto aos do interior e de pequenas cidades, nem sabem o que é um computador e não têm noção do problema ainda. Acham que se o nome deles não está no jornal, não está em lugar algum. Talvez eu crie um site, próximo das eleições, colocando o nome de todos os incompetentes do Congresso Nacional.
Wikinotícias: O que vai dar em nada? As investigações ou o escândalo?
Vizinho do Jefferson: As investigações vão até um limite aceitável pelos maiores partidos, dos Trabalhadores e da Social Democracia. Depois devem parar no "suficiente" para a população.

Reação da população

Wikinotícias: Nas ruas, como as pessoas comuns vêem a crise?
Vizinho do Jefferson: Todos estão decepcionados, pois acreditaram que tudo (corrupção, políticos, etc) iria mudar. E mudou realmente. Só que para pior. O comportamento amador da equipe de comunicação do Presidente Lula contribuiu muito para isso também, faltou experiência profissional para eles.
Wikinotícias: As pessoas que moram em Brasília estão muito irritadas?
Vizinho do Jefferson: Em Brasília ninguém fica muito irritado com o governo. A maioria da população da cidade trabalha para o governo federal, então é uma cidade única mesmo. E linda.
Wikinotícias: Entretanto, alguns brasileiros ainda têm confiança no Presidente Lula, certo?
Vizinho do Jefferson: Esse índice cai a cada dia. Mas ainda existem alguns que também acreditam em Papai Noel. (risos) Me desculpem, mas eu não sei falar no Lula sem fazer piada. (risos)

Roberto Jefferson

Wikinotícias: Por que Roberto Jefferson expôs o escândalo, na sua opinião?
Vizinho do Jefferson: Boa pergunta. Ele estava com a corda no pescoço. Na realidade ele detonou uma bomba atômica, sem saber quem estava atacando ele. Quem o atacou na realidade foram seus companheiros de partido e não o José Dirceu. Isso tem a ver com aqueles 4 milhões de reais e a divisão entre eles. Era muito mais dinheiro, mas só foram divididos 4. Essa é a raiz da crise detonada por ele.
Wikinotícias: Aparentemente Vossa Senhoria adquiriu uma certa intimidade com o ex-deputado Roberto Jefferson. Poderia falar algo a respeito. O que ele acha do blog de Vossa Senhoria?
Vizinho do Jefferson: Acabamos ficando amigos, ele me agradeceu pela correção que eu tive com ele e sua família, disse que fui muito competente e um dos melhores produtos de toda a crise.
Wikinotícias: Existe algum deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) que seja vizinho de Roberto Jefferson?
Vizinho do Jefferson: Sim, eles moram todos por ali. Por exemplo: o Deputado Greenhalg do PT mora ali, ao lado também. O Aldo Rebelo, Presidente da Câmara, também. Quase todos residem na 302 Norte (nome da quadra).
Wikinotícias: A vizinhança é rica, alto poder aquisitivo?
Vizinho do Jefferson: Brasília é uma cidade diferente de todas as outras no mundo, feitas por quadras e não por ruas. Sou vizinho da quadra onde só residem deputados federais, entre eles o Roberto Jefferson. Os deputados são bem ricos sim. Política no Brasil enriquece as pessoas. (risos)
Wikinotícias: Roberto Jefferson continua tendo aulas de canto? O que ele gosta de cantar?
Vizinho do Jefferson: Continua. Agora está tendo aulas com um cantor barítono do Teatro Municipal do Rio de janeiro. Tem aulas todas as tardes em que está na cidade. Ele gosta de cantores românticos e de canto lírico. Ele canta: My Way, Io che amo solo te, Dio come ti amo e outras canções italianas do tipo Andrea Bocelli.
Wikinotícias: Roberto Jefferson aceitaria participar de uma entrevista no Wikinews/Wikinotícias?
Vizinho do Jefferson: Acredito que sim, ele é uma pessoa super aberta a tudo. O problema é a pouca experiência em teclado que ele tem. Coloquei ele um dia para escrever um post direto no blog e ele levou um bom tempo para conseguir se achar no teclado. Mas alguém poderia digitar para ele, é uma solução.
Wikinotícias: Obviamente nós precisamos melhorar a parte técnica de nossas entrevistas. Nós pretendemos entrevistar pessoas que não estão familiarizadas com a tecnologia e talvez possamos fazer entrevistas por telefone no futuro.

Considerações finais

Wikinotícias: Bom, gostaríamos de agradecer muitíssimo a presença de Vossa Senhoria. Sinta-se à vontade para fazer os comentários finais.
Vizinho do Jefferson: A crise no Brasil demonstra que a jovem democracia brasileira está no rumo certo. Apesar de todos os problemas que esse escândalo trouxe para nós brasileiros, uma coisa ficou demonstrada: a maturidade política da população. O que precisamos agora é a maturidade dos políticos, que ainda estão vivendo há dois séculos atrás. O blog Vizinho do Jefferson trouxe uma nova abordagem de cobertura para a crise política e a imprensa brasileira em geral também amadureceu. Fomos todos influenciados uns pelos os outros.
Vizinho do Jefferson: Eu gostaria de agradecer a todos pela paciência. Foi uma honra e uma enorme satisfação ser o primeiro entrevistado do ano do Portal Wikinews. Qualquer dúvida podem escrever para o e-mail do blog.
Wikinotícias: Muito obrigado, Senhor Lobo.
Vizinho do Jefferson: Um abraço a todos vocês e muito obrigado pelo interesse no meu país. O Brasil espera a visita de vocês. Esse país é uma delícia. Obrigado.
Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.

Página externa