Wikinotícias:Revista

Fonte: Wikinotícias

A "Revista" é um projeto para a criação de conteúdo original livre e mensal.

Estamos convidados diversos parceiros para, junto com seu coletivo ou movimento, escreverem matérias em suas áreas.


Crie a sua matéria


Ferramentas para auxilio

Banco de predefinições


Sobre

Resumo

A "Revista" é uma revista livre, sem uma linha editorial pré-definida, onde vários agentes da sociedade civil (movimentos, ONGs, empresas,..., voluntários individuais), se apropriam do espaço e criam publicações originais livres construídas através de colaborativa inclusiva. Utilizando o volume de acessos da Wikinotícias para emitir conteúdo de comunidades cujas vozes normalmente não são ouvidas, e mesmo espalhando informações de nicho, gerando um bom volume de saberes livres para um público diversificado. O projeto não visa monetização, como também não visa retorno financeiro para seus colaboradores. Não tem uma empresa ou mesmo um grupo administrador, mas sim grupos emissores que somados formam o coletivo da Revista.

Objetivo

Incentivar a participação de membros da sociedade civil à gerarem conteúdo livre, levar esse conteúdo gerado para todos e principalmente, dar voz para aqueles que precisam falar.

Nome

O nome ficará à cargo da comunidade de editores da Revista decidir.


Estrutura

Funcionamento

  • Durante o mês
    • Os coletivos se reúnem e decidem como irão criar o conteúdo, de preferência, utilizando esta wiki como plataforma de construção.
  • 5 dias antes da publicação
    • Pessoas designadas pelo coletivo avaliam o material produzido durante o mês, se derem o "Ok" as páginas são bloqueadas (para evitar que sejam divulgadas com vandalismos, ou que durante a divulgação massiva ocorram vandalismos).
  • No dia da divulgação
    • Utilizaremos mídias sociais com o nome Wikinotícias divulgado o todo material produzido, e fica à cargo dos coletivos divulgarem o conteúdo produzido por eles, ou o todo, já que esse critério será decidido por eles.

Formato

Cada coletivo terá liberdade para decidir o formato do conteúdo divulgado, a quantidade, bem como o tipo de mídia, sendo livres para criarem imagens, gravações de áudio e vídeo, mas pedimos que por uma questão de acessibilidade, que exista, ou a transcrição desse conteúdo em texto, ou um texto suporte, até para facilitar potenciais traduções para outras comunidades Wikinews pelo mundo. Os Guerreiros Wikinambás, dentro de suas limitações, se dispuseram para criarem material audiovisual baseado em textos criados pelos coletivos, caso os mesmos não consigam, ou não possam criar esse tipo de conteúdo; também se disponibilizam para serem os responsáveis pela criação desse tipo de conteúdo para os voluntários do Movimento Wikimedia.

Veja um exemplo de página.

Data de publicação

A ideia é que a primeira edição seja para final de março de 2014, sem data definida, assim que mais coletivos confirmarem a presença nesse projeto, iremos decidir uma data fixa de divulgação do conteúdo. Caso algum coletivo não entregue o conteúdo na data fixada, não será publicado naquela edição.

Auxilio

Auxílio técnico

Qualquer pessoa que queira escrever para a revista poderá pedir auxilio para os Wikinambás, estes ofertarão uma oficina de capacitação livre para a edição nesta wiki e sobre o funcionamento da revista como um todo.

Auxílio financeiro

O projeto não visa monetização, mas não é proibitivo neste ponto.
Incentivamos que os coletivos busquem recursos individualmente para manter as publicações, a única ressalva é que não haverá propagandas dentro do projeto. Pontualmente o Movimento Wikimedia pode auxiliar pelo o programa de Grant da Wikimedia Foundation, vide em Grants:Index

Calendário

Janeiro 2014
Convites e explicações sobre o projeto.
Fevereiro 2014
Convites;
Oficinas para comunidades que aceitarem a participação;
Implementação de alterações técnicas no Wikinotícias para facilitar o projeto.
Março 2014
Primeira edição


Participantes

Quer participar?

Para participar é muito simples, edite essa página incluindo seu nome, o tema de interesse, e uma via de contato.

Movimento Wikimedia

Em breve será iniciado uma campanha interna para a divulgação da revista com o intuito de reunir voluntários dispostos a escreverem sobre temas de interesse dos mesmo, baseado nas comunidades que eles participam, e dentro da comunidade no tema que eles participam.

Teto

O Teto-Techo, foi convidado à participar da revista. E os mesmos aceitaram. Eles definiram subtemas dentro do tema que lhes tocam, que é pobreza.

Revista Espírito Livre

Foi contatado um dos editores da Revista Espírito Livre, e eles aceitaram participar da Revista. Eles já fazem sua publicações em cc-by-sa, entretanto foram convidados a publicarem também por aqui, como parte da comunidade, não apenas para importarmos o conteúdo por lá publicado.